O Centro de Observações Espaciais "Mário Schenberg" foi criado em 01/01/2022 pelo Professor de Matemática, Física e Astronomia Tiago Wesley. Com o intuito de fomentar a divulgação científica no ramo da Astronomia, Astrofísica e Astronáutica em nosso país, este portal sempre estará atualizado com notícias e publicações na área, bem como dicas e tutoriais para entusiastas e profissionais da área.
Imagem montada por Anitta. Disponível em <https://br.pinterest.com/pin/461126449330483520/>
A Astronomia rompe os horizontes, une nações e potencializa a curiosidade
Sempre atualizando nosso portal com conteúdos de qualidade, vamos fomentar a divulgação da Astronomia, Astrofísica e Astronáutica com conteúdos dinâmicos e práticos, dividindo-os em em níveis para cada intelecto. Observamos que não adianta explicar algo que seja demasiado avançado para uma pessoa leiga no assunto, isso pode causar desinteresse e fazer com que a pessoa desista de algo fascinante como é o assunto deste portal.
Sendo um portal inicialmente não aberto para postagens de terceiros, o intuito é que se torne colaborativo, isto é, diversos pesquisadores, engenheiros, físicos e demais interessados possam divulgar seus trabalhos a fim de facilitar o acesso da sociedade a conhecimentos científicos e equipamentos mais baratos ou, até mesmo, caseiros.
Sobre o Físico Mário Schenberg
Melhor do que escrevermos sobre nosso patrono, preferimos deixar que ele mesmo se apresente:
"Nasci a 2 de julho de 1914, em Recife. Em 1931 iniciei o curso na Escola de Engenharia de Pernambuco. Em 1933 transferi-me para à Escola Politécnica de São Paulo, recebendo o diploma de engenheiro eletricista em 1935. Em 1936 concluí o curso de bacharel em Matemática na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, na primeira turma da Faculdade.
Desde 1936 trabalho na USP. Inicialmente fui preparador na cadeira de Física Geral e Experimental na Escola Politécnica e, no ano seguinte, fui nomeado assistente de Física Teórica na FFCL. Em 1944 fiz concurso na USP para a cadeira de Mecânica Celeste e Superior do Departamento de Física da FFCL, que depois tornou-se o Instituto de Física.
Realizei muitas viagens ao exterior. Em 1939 parti para a Europa, tendo trabalhado no Instituto de Física da Universidade de Roma com o Professor Enrico Fermi. A seguir, transferi-me para Zurique onde trabalhei com o Prof. Pauli.
Com a aproximação da guerra, parti para Paris onde fiquei trabalhando com o Prof. Frederic Joliot Curie.
Em 1940, Já de volta ao Brasil, ganhei uma bolsa da Fundação Guggenheim e trabalhei com o Prof. G. Gamove em Washington, realizando investigações em Astrofísica. Depois, fui membro do Institute for Advanced Studies de Princeton. Trabalhei ainda no Observatório Astronômico de Yerkes com o Prof. Schandrasekar.
Voltei em 1944 para o Brasil para prestar concurso na USP. Permaneci no Brasil até 1948 quando parti para a Europa, ficando 5 anos em Bruxelas, trabalhando em raios cósmicos e mecânica estatística; trabalhei também com o Prof. Prigogine, com o Prof. Cosnyns e colaborei com o grupo do Prof. Occhialini.
Em 1953, tornei-me diretor do Departamento de Física da USP. Permaneci neste cargo até 1961. Durante este período, criei o Laboratório de Estado Sólido e instalei o primeiro computador, criando assim os cursos de computação da USP.
Ao longo de todos esses anos publiquei mais de uma centena de trabalhos em Física Teórica, Física Experimental, Astrofísica, Mecânica Estatística, Mecânica Quántica, Relatividade, Teoria Quântica do Campo, fundamentos de Física, além de escrever muitos trabalhos em Matemática. Participei ativamente da discussão dos problemas político-econômicos do Brasil. Iniciei em São Paulo a campanha “O Petróleo é Nosso”; lutei pela defesa nossos recursos de minérios nucleares, e estou envolvido nos debates sobre as centrais nucleares
Nos últimos anos tenho me dedicado com um interesse a trabalhos de História da Ciência, Estive Sempre interessado pelos problemas da Educação. Participei da realização da Bienal de São Paulo e escrevi ensaios sobre arte.
Divulgadores
Tiago Wesley de Jesus Machado
Professor de Matemática, Física e Astronomia. Atualmente atua no Ensino Médio do Estado de Mato Grosso, na cidade de Lucas do Rio Verde. Possui dois equipamentos para observação:
Meade LX200, Objetiva de 8", distância focal de 2 000 mm, Schimidt Cassegrain
Bluetck, Objetiva de 114mm, distância focal de 1 000 mm, Newtoniano.